Marketplace

 

Seja pelo crescimento das suas vendas ou porque deseja expandir seu negócio, irá chegar o momento em que será necessário um software de integração. Com uma demanda alta e comercializando seu produto em mais de um site, tarefas como precificação, organização de estoque e pedidos, criação de anúncios, entre outras que são realizadas manualmente, se tornam mais complicadas e trabalhosas. 

O que é?

A integração de Marketplace é uma ferramenta que irá centralizar os processos de cada marketplace e/ou loja virtual e automatizá-los, fazendo com que mais tarefas sejam realizadas, mais rapidamente e com menos funcionários envolvidos, reduzindo gastos e otimizando seu tempo. 

É nesse cenário que esse sistema irá te ajudar. Assim, você usa o seu tempo com as estratégias e tomada de decisões, enquanto a ferramenta realiza a parte operacional.

Uma boa ferramenta de integração é aquela que se adequa melhor às suas necessidades, trazendo tudo que é essencial para você, com as funções necessárias e que se integrem aos marketplaces de seu interesse, à um preço viável.

Como Funciona?

Existem algumas maneiras de se fazer a integração, e como será realizada irá depender se você já utiliza uma plataforma que possibilita esse processo ou não.

ERP (em português, Planejamento Integrado de Recursos)

É um sistema  integrado de gestão empresarial, uma ferramenta para automatização de processos diários da empresa, auxiliando tanto na realização de tarefas internas, como em declarações fiscais. 

Nele existem módulos e processos para cuidar de atividades financeiras, de compras, de vendas, de contabilidade, de gestão de pessoas, que se integram e geram informações que ficam disponíveis para os gestores.

Alguns sistemas de ERP possuem integração com marketplaces, porém de maneira bem limitada. Caso esteja começando e já utilize um sistema desses, esta pode ser a sua escolha.

Plataformas de E-commerce

Existem alguns softwares completos para E-commerce que também realizam a integração com marketplaces, de maneira mais completa que o ERP e que já estão mais preparadas para um número mais alto de tráfego e vendas. Porém, algumas podem não ser tão atualizadas nas especificações e melhorias de recursos necessários para se tornar competitivo nos marketplaces.

Para quem possui uma loja online e comercializa em alguns marketplaces, pode ser a melhor opção.

Hub 

Normalmente os mais completos para esta função, o Hub é um “complemento” de integração. Ele permite que, a partir das categorias que apresentamos anteriormente, seja realizada a integração com os marketplaces. 

A sua vantagem está em ser o mais atualizados em relação às especificidades de cada marketplace.

Para quem já possui um alto fluxo de vendas e tráfego, e comercializa em vários Marketplaces, podendo ter também uma loja online própria, este se torna a opção mais interessante.

É importante dizer que alguns softwares disponíveis no mercado conseguem integrar duas ou até todas as funções, assim você não precisará contratar várias plataformas para realizar todos os processos necessários.

Em relação à cobrança, os modelos mais comuns são ou por um valor fixo ou por uma porcentagem. A melhor opção vai depender se o seu ticket médio é alto ou baixo, ou seja, se você vende produtos que são mais baratos ou mais caros.

Uma outra opção ainda, são as empresas que cobram um valor fixo por marketplace que você deseja integrar, independente do seu número de vendas.