Nos Estados Unidos o mercado do E-commerce B2B é 3 vezes maior que o mercado do E-commerce B2C. Assim, é possível perceber todo o potencial do B2B.

Apesar de ainda não ser muito utilizado aqui no Brasil, o modelo de comércio eletrônico que mais está em expansão é o E-commerce B2B. Seu nascimento é muito recente, porém seu mercado sempre esteve em constante crescimento.

As vantagens de se adotar este modelo são inúmeras.

Para começar, os custos para manter seu negócio são muito mais baixos do que os de uma loja física, menos gastos com deslocamento de vendedores e representantes, escalabilidade comercial, atingindo clientes que antes, por realizarem pedidos de valores muito baixos ou por estarem em alguma região mais distante, não compensariam reverter, proporciona a liberdade do seu cliente realizar o pedido em qualquer horário e de qualquer lugar, aumenta sua base de informações sobre seus consumidores, conhecendo-os melhor e facilitando a tomada de decisões em campanhas de marketing. Além disso, é extremamente democrático, pois mesmo as pessoas com menos experiências em empreendimento podem investir.

Com essas informações, conseguimos entender como ter uma boa ferramenta de E-commerce B2B irá fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Através dela você poderá melhorar seu processo de venda de diversas maneiras. Se você possui vendedores ou representantes, eles poderão acompanhar todo o processo da realização do pedido, entrando em contato para agradecer a compra finalizada ou então para entender porquê ele não a finalizou e abandonou o carrinho. Além disso, como seu cliente terá informações detalhadas e imagens dos produtos, às chances de revertê-lo aumentam. E não acaba por aqui, ela também irá facilitar seu acompanhamento no pós venda, aumentando as chances de conseguir que o cliente volte a comprar com você.